Seguidores

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Leitura da Paisagem do Rio Vieira: Poluição







Ao observar o curso do Rio Vieira no perímetro urbano de nossa cidade, foi possível constatar a grau de poluição que se encontra. Quando um rio não tem mais seres vivos vivendo nele (como é o caso da situação do rio em seu transcurso urbano), está sujo e mal–cheiroso e ninguém mais pode usá-lo para o lazer ou para qualquer outra função, diz-se que está poluído. A cidade de Montes Claros conta com uma população de 314 mil pessoas que jogam 530 litros de esgoto por segundo nas águas do Rio Vieira. O rio sofre um fenômeno chamado eutrofização, que acontece quando ocorre o despejo de grande quantidade de nutrientes na água, desequilibrando as teias alimentares aquáticas. Esses nutrientes podem estar em forma de matéria orgânica ou na forma de sais minerais. Nessa situação, as bactérias se reproduzem de tal forma, que falta oxigênio para elas. A partir daí os micróbios anaeróbios entram em ação causando o mau cheiro do rio, pois ao realizar a sua digestão.

Além de toda essa poluição que o rio Vieira sofre, há também a poluição visual. Quem passa pela avenida não enxerga um rio. O que se vê é uma água nojenta, escura e mal cheirosa, cheia de animais mortos, comprometendo a imagem da nossa cidade. Na periferia, a situação se agrava, uma vez que a precariedade de condições, a falta de saneamento básico, o descaso das autoridades e a falta de informação da população contribuem para o desenvolvimento desse quadro.

Mas, ao invés de canalizarem água potável do seu leito, usaram o mesmo para despejar esgotos e depois de muitos anos cheio de detritos, procuraram escravizá-lo em caixotes, construindo sobre ele a Avenida Deputado Esteves Rodrigues, a famosa Avenida de Montes Claros, conhecida também, como Av. Sanitária, será.......







Acadêmicos:

 Ane Caroline de Souza

 Paulo Sérgio Ribeiro Soares

Um comentário: